quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Somos Superadores pela força de JESUS






 
É isso mesmo! Não vamos ganhar sempre, e muito menos passar pela vida sem arranhões, quedas e erros.
Quantos filhos, especialmente crianças esmagadas e já vivendo tensas porque os pais incutiram na cabeça deles que em nenhuma circunstância se deve admitir a derrota?!
O que precisamos ensinar é que somos humanos, devemos fazer o melhor que está ao nosso alcance, ter a consciência tranquila de que fizemos o que podíamos, e, caso venhamos a perder, aceitemos com dignidade e de cabeça erguida a derrota - logo, já é uma vitória termos atingirmos tal compreensão!
Com relação a cobranças alheias, críticas e censuras, ouço quando penso que fazem algum sentido e podem ajudar em minha evolução e crescimento, ou, simplesmente, desprezo quando são imagens idealizadas a meu respeito que não correspondem à minha realidade existencial.
Busco fazer de mim e de minhas ações o melhor que posso, mas não vou disputar a cadeira de semi-deus: "Voam débeis e enganadas, as folhas que o vento toma. Bem sei: deitamos os dados... Mas Deus é que deita a soma" ( Fernando Pessoa).
Esta palavra, portanto, se dirige a você que tem falhado em alcançar metas ou fracassado em algumas realizações.
Martin Seligman diz que temos duas opções quando falhamos:
1. Podemos internalizar nosso fracasso "culpando a nós mesmos quando falhamos, concluindo erroneamente que não temos valor, não possuímos talento ou não somos amados".
2. Podemos exteriorizar o erro cometido, "entendendo que fracassamos em atingir uma meta, sem perder o sentido de nosso valor pessoal".
Como canta antiga música popular: “ Reconhece a queda, e não desanima; levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”! (Isaías 52:2).
Aplicar esses princípios que certamente possuem respaldo bíblico, fazem a diferença entre um perdedor e um verdadeiro campeão.

Nenhum comentário: